DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS


Em todos os aspectos da atividade humana, em todos os momentos em que há comunicação, é necessário que haja um feedback entre o emissor e o receptor da informação (ou retroalimentação, na tradução livre para o idioma português), seja para confirmar o que foi emitido, seja para orientar novas práticas ou para corrigir o que já foi dito ou executado.O feedback é uma forma de oferecer ajuda, é um mecanismo corretivo para o indivíduo que deseja aprender quanta afinidade existe entre sua conduta e suas intenções. 

 

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

                      

I)  O feedback é empregado nas organizações como uma ferramenta de gestão de pessoas. Quando o utilizam, as empresas alegam procurar o desenvolvimento do colaborador, o que leva o gestor a avaliar o profissional, dando a ele retorno positivo ou negativo sobre seu desempenho.

 

                                                                          PORQUE 

 

II) O feedback do sistema é constituído de um processo de comunicação que serve como instrumento de regulação à medida que as divergências são verificadas e objetiva aumentar as discrepâncias para criar controles.

 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 

          


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.         

Na videoaula “A Dinâmica na prática”, a professora Lívia aplicou duas dinâmicas: “Fósforo” e “Bingo dos participantes”. A primeira teve como objetivo a apresentação dos alunos do curso de gestão de pessoas e a segunda teve como objetivo o entrosamento, a troca de experiências entre os participantes. Uma técnica poderá ser utilizada com outros objetivos também....Imaginem que vocês trabalhem em uma empresa, na qual está ocorrendo um problema de ruídos na comunicação....As pessoas fofocam, ou seja, utilizam a “rádio peão” constantemente. Por outro lado, existem algumas  pessoas que não se pronunciam; permanecem apáticas e quase não expressam o que pensam e sentem. Assim como a chama do fósforo que pode se apagar com facilidade, algumas chamas permanecem acesas por um bom tempo...Assim é  a comunicação...Alguns são prolixos: falam, falam, falam e não explicam com clareza suas ideias, ou falam pelos “cotovelos”, ou sejam, falam além do necessário. Outros se tornam incomunicáveis, pois não conseguem falar sobre suas ideias, ao pronunciarem algo, “abortam” sua palavra, assim como a chama do fósforo que se apaga.  Pensando na dinâmica do fósforo para trabalhar sobre a importância da comunicação em uma empresa, evidenciando sua ação para o cumprimento dos objetivos organizacionais, podemos dizer que ela teria o objetivo de:

 


Avaliação.


Entrosamento.


Sensibilização.


Apresentação.


Relaxamento.

A Usina Irmãos Afonso localizada no Triângulo Mineiro, no Estado de Minas Gerais produz açúcar, álcool e geração de energia elétrica. O sistema de avaliação de desempenho aplicado em algumas áreas da empresa é o 360º. Dessa forma, a avaliação de desempenho é realizada pelo próprio colaborador, pelos pares e pelo superior imediato. A equipe de Gestão de Pessoas aplicou uma dinâmica de grupo para sensibilizar os colaboradores do setor de moagem sobre a importância da Avaliação de Desempenho 360º. O gerente de moagem Arnaldo foi avaliado por 80% dos subordinados como um gestor autoritário, com dificuldades de comunicação e falta de empatia. José, seu assistente foi avaliado por 90% dos colegas de trabalho como um funcionário tímido, que não expressa suas emoções e pensamentos. Ao conversar com Arnaldo sobre seu desempenho, a psicóloga da Usina ponderou sobre a percepção dos colaboradores sobre a conduta de Arnaldo e este justificou que sua liderança autoritária é decorrente da sua insegurança, pois foi nomeado há seis meses para esse cargo e gostaria de comprovar para seus subordinados suas competências de líder. Assim, Arnaldo reconhece seu autoritarismo, suas limitações e fraquezas na função de líder. Ao ser questionado pela psicóloga, José afirma não gostar de falar o que pensa, prefere guardar para si suas crenças para não gerar conflitos e porque não sabe qual é a reação das demais pessoas....Na aplicação da dinâmica e da avaliação de desempenho, ocorreu situações de comunicação e feedback enunciadas pelos autores Joseph Luft e Harry Ingham na Janela de Johari. Após conversar com a psicóloga da empresa e relatar sobre suas atitudes, Arnaldo e José se encontram no quadrante:


Eu aberto e Eu cego.


Eu cego e Eu aberto.


Eu aberto e Eu desconhecido.


Eu aberto e Eu fechado.


Eu desconhecido e Eu aberto.

Instituído por Jacob Levy Moreno, o Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas. É orientado pela emoção, pelo grupo e pela co-criação, pois busca promover estados espontâneos, discriminar e integrar, com certa harmonia, o individual com o coletivo, o mundo interno com a realidade compartilhada. O psicodrama trabalha a espontaneidade e portanto, produz catarse emocional e insights cognitivos. A estrutura latente do grupo representa uma realidade afetiva e cognoscitiva para cada membro do grupo e permite inferir:

 

I) a forma como vivem o grupo e seus membros;

II) a forma como esse membro vive sua própria situação dentro do grupo;

III) a forma como o indivíduo percebe os   outros e a “distância” social que  experimenta em relação a eles.

IV) a forma com o indivíduo é percebido pelos outros.

 

Podemos afirmar que são corretas as assertivas:

 


I e IV, apenas.


II e III, apenas.


I, III e IV, apenas.


I, II, III e IV.  


II, III e IV, apenas.

As relações interpessoais se desenvolvem em decorrência dos processos de interação,que corresponde às situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais pessoas, as atividades coletivas e pré-determinadas a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade, etc. À medida que as atividades e interações prosseguem, os sentimentos despertados podem ser diferentes dos indicados inicialmente e então, inevitavelmente, os sentimentos positivos de simpatia e atração provocarão aumento de interação e cooperação repercutindo favoravelmente nas atividades e ensejando maior produtividade (CHANLAT, 1993). Analise as seguintes assertivas: 

 

I) Estruturas como normas, comunicação, valores, integração, afetividade e liderança fazem parte da estrutura primária da formação dos grupos.

II) O indivíduo dominador acompanha ativamente as atividades do grupo, aceitando ideias de afeto e solidariedade com os demais membros do grupo. 

III) O indivíduo denominado ouvinte interessado faz uso de franqueza depreciativa, demonstrando desaprovação da conduta dos demais membros e sempre com uma postura ofensiva.

IV) A dinâmica de grupo  representa uma especialidade que permite ser aplicada a diversos campos do conhecimento ajudando a analisar o comportamento humano e identificar variáveis de interesse.

 

Das alternativas acima enumeradas, são corretas:

 


I e IV, apenas.


II e III, apenas.


II, III e IV, apenas.


Todas as alternativas.


I, III e IV, apenas. 

Perpétuo e Gonçalves (2005, p. 2) ponderam que a dinâmica de grupo no processo coletivo não deve ser absolutizada ou subestimada. Para as autoras, sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa, no sentido de estimular a produção do conhecimento e a recriação deste conhecimento tanto no grupo/coletivo quanto no indivíduo/singular, uma vez que a técnica da dinâmica não é um fim, mas um meio – é uma ferramenta a ser usada.

 

Analise as afirmativas apresentadas a seguir:          

                             

I)  Grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de forma que cada uma influencia e é influenciada pela outra

                                                     PORQUE

 II) Os grupos possuem elevada interdependência na execução de tarefas.

 

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Marcela é professora de história em uma escola do município de Uberaba. Com objetivo de dinamizar suas aulas, resolveu realizar uma dinâmica de grupo com os alunos do terceiro ano do ensino médio.  Algumas ações foram realizadas antes e durante a atividade lúdica.

 

I)  A professora fez “cheque-list” das atividades e materiais que seriam necessários para a aplicação da dinâmica.

II) Dois alunos resistiram em participar da atividade, pois relataram que são tímidos e mesmo assim, Marcela insistiu, enfatizando que atribuiria 5 pontos para os alunos participantes.

III) Marcela enfatizou que as informações e experiências compartilhadas pelo grupo seriam mantidas em sigilo.

 

Podemos afirmar que são corretas as assertivas:

 


II, apenas.


I, II, III.


I, apenas.


I e III, apenas.


II e III, apenas.

Se tomarmos o jogo em um sentido amplo, podemos defini-lo como um divertimento, uma recreação, uma brincadeira, um passatempo sujeito a certas regras, existindo dentro dos limites do tempo e do espaço. Todo jogo tem um início, um desenvolvimento e um fim e se realiza em um campo previamente delimitado, exigindo, pois, no seu decorrer, uma ordem absoluta e plena para sua realização.

 

Analise as seguintes assertivas sobre os Jogos:

 

I) Têm caráter experimental, pois se trata de simulações de fatos correlacionados ao cotidiano e aprendizagem dos participantes.

II) Proporcionam flexibilidade na sua aplicabilidade pelo facilitador, o qual pode realizar alterações na técnica sem prejudicar o resultado a ser atingido.

III) Embora seja uma competição em que se enuncia vencedores e perdedores, os jogos asseguram ganhos para todos, visto que todos os participante são contemplados com os resultados.

 

Podemos afirmar que são corretas as assertivas:

 


I, apenas.


II, apenas.


I, II, III.


I e III, apenas.


II e III, apenas.

A Janela de Johari permite a mobilização do comportamento do indivíduo a partir do momento em que ele e o grupo aceitam interagir com troca de informações e percepções sobre os problemas comuns. Assim, quando houver transferências do quadrante do “Eu desconhecido” para o quadrante do “Eu aberto”, estaremos diante do que se chama:


Cerebrina.


Janela do entrevistador.


Inspiração ou introvisão.


Janela do tartaruga.


Entropia.

O psicólogo chileno Alejandro Jodoroswsky enuncia a seguinte frase: “Entre o que eu penso, o que eu quero dizer, o que digo e o que você ouve, o que você quer ouvir e o que você acha que entendeu, há um abismo”. Analise as seguintes assertivas:

 

I) A comunicação é um processo de troca de mensagens entre pelo menos duas pessoas e envolve uma série de elementos para a transferência e a compreensão de significados.

II) Atualmente nas organizações a comunicação já não é mais o principal entrave dos relacionamentos humanos, isso porque ela acontece majoritariamente de forma virtual, o que diminui ruídos e dificuldades de comunicação.

III) A comunicação no contexto do trabalho é um dos fatores que interferem na motivação, na satisfação com o trabalho e no desempenho no trabalho.

 

Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas: 


II, apenas.


I e III, apenas.


II e III, apenas.


I, II, III.


I, apenas.